top of page
spem.png
Altos Provadores_R_preto.png

Doar com os Altos Provadores

Em 2019, deparámo-nos com uma nova realidade. O Gustavo, após vários exames, um período de internamento e um turbilhão de emoções, foi diagnosticado com Esclerose Múltipla.

Uma realidade que claramente nenhum de nós desejaria, mas simplesmente, há coisas que não temos o poder de decidir ou escolher.

Hoje, resta-nos enfrentar cada dia com a garra que cresceu em nós e com a cabeça sempre erguida.

Se há coisas que não podemos escolher, existem outras que estão inteiramente nas nossas mãos, e ceder parte das receitas da Wine Shop para esta instituição é uma das nossas formas de luta e de mostrar que estamos aqui de cabeça erguida e juntos para o que der e vier! Sempre!

A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), criada em 1984, tem como missão contribuir para a melhoria das condições de vida dos portadores de Esclerose Múltipla, familiares e cuidadores.

 

A SPEM desenvolve a sua atividade em distintas, mas complementares áreas de ação:

 

• Intervém junto dos poderes públicos e organismos competentes, especialmente nas áreas da saúde e proteção social, para um eficiente suporte aos doentes e acesso às terapias;

• Presta apoio integrado e multidisciplinar, através de respostas especializadas de intervenção social e reabilitação;

• Promove a informação, consciencialização e capacitação dos doentes, familiares, cuidadores e sociedade civil em relação à doença e ao seu impacto.

 

A Sociedade está presente de Norte a Sul do país, conseguindo chegar a cada vez mais pessoas tocadas pela Esclerose Múltipla. A nível internacional, assegura a representação de Portugal na Plataforma Europeia da EM (EMSP) e na Federação Internacional da EM (MSIF).

A SPEM é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) reconhecida como Organização Não Governamental das Pessoas com Deficiência (ONGPD) e Associação de Defesa dos Utentes de Saúde (ADUS).

 

Esta é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o sistema nervoso central. Surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos, o que tem um enorme impacto na vida familiar e profissional dos doentes. Em Portugal, estima-se que existam cerca de 8 mil pessoas com Esclerose Múltipla.

bottom of page